Crasy Júlio Iglecias- Youtub ( Aperte que toca).

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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Va' pensiero... Riccardo Muti speaking about Italian culture, Opera di R... po




Vejam o que a educação e a democracia podem fazer.
 À iniquidade se
responde com... arte!

Enviem para os seus amigos que gostam desse tipo de música/arte epara todos os “oriundi” que conheçam. É uma lição de democracia, arte e educação. Isso só poderia ter ocorrido na Itália, país de pessoas passionais e que não abrem mão de ter a sua opinião sobre o que quer que seja.

Fiquei emocionado, podem crer !

Maravilhoso e emocionante !!!
Apresentação da Ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi, em Roma, Itália
Um exemplo que serviria também ao Brasil.
Leiam os comentários antes de abrir o link que nos brinda comum estupendo, quiçá histórico, momento de performance musical erevolta cultural, diante dos desgovernos, prevaricações e falta delideranças, não só no nosso país mas no mundo, como um todo.
Um momento intenso de emoção para os apaixonados pela liberdade.
No último dia 12 de março a Itália festejava os 150 anos de sua criação, ocasião em que a Ópera de Roma apresentou a ópera Nabucco de G. Verdi, símbolo da unificação do país, que invocava a escravidão dos Judeus na Babilônia, uma obra não só musical mas, também, política à época em que a Itália estava sujeita ao império dos Habsburgos (1840).
Sylvio Berlusconi assistia, pessoalmente, à apresentação, que era dirigida pelo maestro Ricardo Mutti. Antes da apresentação, o Prefeito de Roma, Gianni Alemanno – ex-ministro do governo Berlusconi - , discursou, protestando contra os cortes nas verbas da cultura, o que contribuiu para politizar o evento.
Como Mutti declararia ao TIME, houve, já de início, uma incomum ovação, clima que se transformou numa verdadeira «noite de revolução» quando sentiu uma atmosfera de tensão ao se iniciar os acordes do coral « Va pensiero ». o famoso hino contra a dominação. « Há situações que não se pode descrever, mas apenas sentir; o silêncio absoluto do público, na expecativa do hino; clima que se transforma em fervor aos primeiros acordes do mesmo.
A reação visceral do público quando o côro entoa – ‘Ó minha pátria, tão bela e perdida’ - » ... Ao terminar o hino, os aplausos da platéia interrompe a ópera e o público se manifesta com gritos de « bis », « viva Itália », « viva Verdi » . Das galerias são lançados papéis com mensagens políticas.
Não sendo usual dar bis durante uma ópera, e embora Mutti já otenha feito uma vez em 1986, no teatro Scala, de Milão, o maestro hesitou pois, como ele depois disse : «não cabia um simples bis; havia de ter um propósito particular».
Dado que o público já havia revelado seu sentimento patriótico, fez com que o maestro se voltasse no púlpito e encarasse o púlblico, e com ele o próprio Berlusconi. Fazendo-se silêncio, pronunciou-se da seguinte forma, e reagindo a um grito de «longa vida à Itália» disse:
RICCARDO MUTTI :
”Sim, longa vida à Itália mas ... [aplausos]. Não tenho mais 30 anos e já vivi a minha vida, mas como um italiano que percorreu o mundo,tenho vergonha do que se passa no meu país. Portanto aquiesçoa vosso pedido de bis para o Va Pensiero. Isto não se deve apenas à alegria patriótica que senti em todos, mas porque nesta noite, enquanto eu dirigia o côro que cantava ‘Ó meu pais, belo e perdido’, eu pensava que a continuarmos assim mataremos a cultura sobre a qual se assenta a história da Itália. Neste caso, nós, nossa pátria, será verdadeiramente ‘bela e perdida. [aplausos retumbantes, incluindo os artistas da peça] Reina aqui um ‘clima italiano’; eu, Mutti, me calei por longos anos. Gostaria agora... nós deveriamos dar sentido à este canto. Como estamos em nossa casa, o teatro da capital, e com um côro que cantou magnificamente, e que é magnificamente acompanhado, se for de vosso agrado, proponho que todos se juntem a nós para cantarmos juntos .»
Foi assim que Mutti convidou o público a cantar o Côro dos Escravos. Pessoas se levantaram. Toda a ópera de Roma se levantou... O coral também se levantou. Foi um momento magnífico na ópera ! Vê-se, também, o pranto dos artistas.Aquela noite não foi apenas uma apresentação do Nabuco mas,sobretudo, uma declaração do teatro da capital dirigida aos políticos.



Postado por Cau Oliveira

Desconheço de quem é a autoria.